• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: Angélica Pereira falará sobre estratégias para produção e comercialização de carne de qualidade


No próximo dia 13 de maio, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) realizará seu 22º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, em Ribeirão Preto (SP). O evento abordará as inovações do melhoramento genético de bovinos, além de promover discussão em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.

No Brasil, a diversidade dos sistemas produtivos permite uma variedade de produtos cárneos disponíveis para os consumidores. Portanto, estratégias que permitam produzir carne de qualidade criarão oportunidades para valorizar marcas e referências passando pelo processo de seleção dos animais, padronização, nutrição e manejo.

Para falar sobre esse assunto, Angélica Pereira, professora no Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), ministrará a palestra “Estratégias para a Produção e Comercialização de Carne de Qualidade na Raça Nelore”.

Para a professora, as ações conjuntas dentro de uma cadeia produtiva passam a ser cada vez mais fundamentais como forma de sobrevivência. Além disso, a busca constante de satisfação do cliente propiciou o momento para a busca de estratégias que visem melhorar a comercialização de carne de qualidade, com possibilidade de ganhos maiores para todos os segmentos envolvidos.

“Daí a importância de ações integradas na divulgação e promoção da carne. Nesse contexto, mecanismos de garantia de qualidade, como a certificação, que objetiva restaurar a transparência de mercados em que a informação não é compartilhada igualmente por todos os componentes da cadeia produtiva de carnes. Algumas características como maciez, sabor, suculência, cor e cortes deveriam ser padronizadas. Além disso, raça, grau de sangue, idade, peso, alimentação, condição sexual e acabamento são deveriam estar inseridos em um sistema de produção padronizado”, destaca Angélica.

Desta forma, benefícios podem ser priorizados em função de grandes demandas dos consumidores: facilidade de identificação do produto, competitividade do mercado e, acima de tudo, credibilidade, padrão e qualidade.

Angélica Simone Cravo Pereira é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (Unimar), com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É professora em disciplinas de graduação e pós-graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Também é membro titular de Comissão do Conselho de Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP; membro titular de Comissão de Ética para uso de Animais FMVZ-USP, e membro suplente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt-FMVZ).

O 22º Seminário da ANCP será realizado no dia 13 de maio, a partir das 8h, no Centro de Convenções do Hotel Ibis, no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem como público-alvo criadores associados da ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de bovinos de corte e associações das raças de bovinos e pecuaristas.

As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.

Translate »