Seminário ANCP: Carina Ubirajara falará sobre eficiência alimentar em bovinos de corte
No dia 13 de maio, Ribeirão Preto sediará o 22º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, promovido pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). O evento abordará as inovações do melhoramento genético de bovinos, além de promover discussão em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.
Dentro da programação, que envolve apresentações, lançamento do sumário e do novo Índice Bioeconômico, está a palestra “Eficiência Alimentar em Bovinos de Corte”, que será apresentada por Carina Ubirajara, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O agronegócio brasileiro vem ocupando um espaço importante na produção mundial de alimentos, especialmente no que se refere à carne bovina. Para Carina, ao considerar que a alimentação representa o maior custo de um sistema de produção, a seleção de animais mais eficientes na utilização dos nutrientes poderá acarretar num grande avanço da pecuária de corte, por meio da redução dos custos de produção, sem afetar os índices zootécnicos.
Em virtude da complexidade na coleta de informações para eficiência alimentar e dos custos elevados, são poucos os estudos realizados no Brasil que mensuram o consumo alimentar residual (CAR), para fins de avaliação genética. A mensuração desse consumo é de grande importância para o setor pecuário, uma vez que permite identificar animais geneticamente mais eficientes, de menor consumo alimentar, promovendo o aumento da produtividade, ao mesmo tempo em que se reduz o custo de produção.
“Está em desenvolvimento um projeto de pesquisa de ação continuada para avaliação genética em eficiência alimentar de bovinos de corte. Esse projeto objetiva identificar animais com genótipos superiores para consumo alimentar residual com intuito de atender a grande demanda do mercado pecuário brasileiro por touros com comprovado potencial para eficiência alimentar”, explica Carina.
Carina Ubirajara é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2000; Mestre em Medicina Veterinária na Área de Produção Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2003, e Doutora em Ciência Animal pela UFG, em 2007, com realização de Doutorado Sanduíche pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP.
O 22º Seminário da ANCP será realizado no dia 13 de maio, a partir das 8h, no Centro de Convenções do Hotel Ibis, no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem como público-alvo criadores associados da ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de bovinos de corte e associações das raças de bovinos e pecuaristas.
As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.