Seminário ANCP: Cláudio Magnabosco falará sobre maciez da carne em Nelore
O 22º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, tradicional evento anual realizado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), que acontecerá no dia 13 de maio, em Ribeirão Preto (SP), abordará as inovações do melhoramento genético de bovinos, além de promover discussão em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.
Para Cláudio Magnabosco, pesquisador da Embrapa Cerrados, apesar de ter o segundo maior rebanho comercial do mundo e ser o maior exportador mundial de carnes, o Brasil ainda precisa melhorar aspectos qualitativos das carcaças produzidas, principalmente no quesito maciez, para que se conquistem mercados melhor pagadores.
Em sua palestra “Maciez da Carne em Nelore: Uma realidade Brasileira”, Magnabosco apresentará o estado da arte da maciez da carne de bovinos da raça Nelore no Brasil, os projetos realizados pela Embrapa e os resultados já alcançados. Ele relata que os estudos de GWAS (Estudos de Associação Genômica Ampla) identificaram marcadores moleculares SNP, que afetam significantemente a maciez da carne em bovinos Nelore Mocho.
Segundo o pesquisador, esses resultados permitiram que se iniciasse o desenvolvimento de um chip personalizado, que identifica o SNPs para maciez de carne de bovinos Nelore. “Ele deverá ser licenciado para empresas parceiras e disponibilizado no mercado nacional. Esse produto vai permitir um diagnóstico precoce de animais com maior potencial ou não para maciez da carne”, destaca.
Cláudio de Ulhoa Magnabosco obteve seu pós-doutorado em genética e produção animal na Universidade da Califórnia (UCDavis-EUA) em 2004. Atualmente, é pesquisador da Embrapa Cerrados, pesquisador associado da ANCP, professor titular de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás e pesquisador visitante da Universidade de São Paulo.
É responsável técnico pelos testes de desempenho de touros jovens da raça Nelore, conduzidos em parceria com a Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa-Macro 2 no tema Caracterização e Seleção Genética para Maciez da Carne em Bovinos Nelore Mocho.
O 22º Seminário da ANCP será realizado no dia 13 de maio, a partir das 8h, no Centro de Convenções do Hotel Ibis, no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem como público-alvo criadores associados da ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de bovinos de corte e associações das raças de bovinos e pecuaristas.
As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.