Seminário ANCP destaca principais diretrizes do melhoramento genético animal da atualidade
A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) realiza o 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores no dia 25 de abril, em Ribeirão Preto (SP), contando com uma programação especialmente preparada para tratar sobre temas revolucionários no campo do melhoramento genético animal. O tradicional evento, aguardado pelo setor por anunciar e tratar tendências para o setor, contará com personalidades importantes no estudo e aplicação do melhoramento genético.
Destinado a criadores associados à ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de genética, programas de melhoramento genético, associações das raças de bovinos e pecuaristas, o seminário também será oportunidade para o lançamento do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Abril 2014.
“Trata-se de um encontro que buscar reunir criadores e especialistas para a troca de ideias e esclarecimentos de pontos importantes para o desenvolvimento do trabalho de seleção”, destaca Carlos Viacava, vice-presidente da ANCP e responsável pelo projeto Nelore Mocho CV.
Diretamente empenhado nos assuntos que deveriam ser tratados no seminário, ele afirma que a programação foi pensada e organizada de maneira a oferecer aos participantes a oportunidade de se atualizar e entender as expectativas do mercado por meio de um panorama baseado na avaliação do impacto do melhoramento genético na qualidade da carne brasileira. “As discussões que serão promovidas em cada um dos painéis irão contribuir para o entendimento macro sobre o melhoramento genético animal na atualidade e sobre as expectativas que temos quanto à criação e ao mercado”. A evolução do gado Nelore e os mecanismos para esse desenvolvimento estão intrínsecos aos temas planejados.
Programação
A programação do evento tem início às 8h, quando o professor RaysildoLôbo, presidente da ANCP, promove a abertura oficial do Seminário, destacando os pontos principais do encontro.
Na sequência, o Painel “O melhoramento genético pode contribuir para a qualidade da carne brasileira?”, contará com renomados especialistas. Carlos Viacava promoverá a abertura do painel e discussão, que contará ainda com os debatedores William Koury Filho, da Brasilcomz, Ricardo Viacava, do Nelore Mocho CV, e Amauri Gouveia, da Agro Andorinha.
Neste painel, Miguel Cavalcanti, CEO do BeefPoint, irá promover “Uma provocação sobre carne bovina para criadores de Nelore”. Na sequência, o médico veterinário e professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA/Unicamp, Pedro de Felício, faz revelações em “O que eu gostaria de dizer aos criadores de Nelore sobre qualidade de carne e nunca me perguntaram”.
Ainda dando continuidade à temática do painel, Roberto Sainz, professor na Universidade da Califórnia, em Davis, trata sobre “Carne de qualidade: Genética x Ambiente”.
Logo após o intervalo programado, o pesquisador Claudio Magnabosco, da Embrapa Cerrados, promove a reflexão sobre o questionamento “Maciez da carne: O nelore pode produzi-la?”. E, fechando a programação da manhã, Marcelo Almeida Oliveira, da equipe CRV Lagoa, apresenta “Seleção para qualidade de carcaça: resultados práticos no programa Paint”.
No período da tarde, a partir das 14h30, o Painel “DEP Genômica e Índice Bioeconômico” irá tratar sobre tecnologias revolucionárias para o setor do melhoramento genético animal. A discussão tem início na abordagem “Entendendo e usando as DEPs genômicas”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, que buscará desmitificar e esclarecer aspectos da tecnologia.
Logo após, o presidente da ANCP, RaysildoLôbo e o pesquisador da entidade, Luís Gustavo Figueiredo, tratam sobre “Índice Bioeconômico: Importância e Aplicações”, mostrando as diretrizes das últimas linhas de pesquisa e estudo da instituição e destacando as tecnologias que dão nome ao painel.
A discussão contará com os debatedores Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos; Eduardo Penteado Cardoso, da Fazenda Mundo Novo e Luís Otávio Pereira Lima, da AgroMaripá.
Sumário
Ao final da programação do 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores haverá o lançamento do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Abril 2014. Com uma grande novidade nesta edição, o material conta com a publicação da DEP Genômica de animais integrantes de plantéis de associados à ANCP.
Tecnologia de avaliação criada pela ANCP, contando com a incorporação do novo Clarifide Nelore 2.0, da Zoetis, a DEP Genômica proporciona maior confiabilidade à seleção dos animais.
“A DEP Genômica é um passo muito grande para o Nelore, raças como a holandesa e o angus já utilizam essa ferramenta de seleção há muito tempo. Essa evolução vem para fortalecer ainda mais o trabalho do Nelore Brasil, com certeza trará informações mais confiáveis e ajudará o pecuarista a acelerar o ganho genético do seu rebanho”, ressalta o presidente da ANCP, Raysildo Barbosa Lôbo.
A nova avaliação, que já terá sua primeira publicação de resultados no Sumário de Abril de 2014, é a evolução da DEP Auxiliada pela Genômica, criada pela ANCP em 2011. Contando com o Clarifide Nelore 2.0 serão mais de 12 mil marcadores de DNA verificados. Esse avanço tecnológico vai proporcionar um incremento de acurácia muito maior na avaliação genética, permitindo chama-las de DEP Genômica (DEPG).
Outra diferença com a atualização do serviço é que os animais com DEPG serão ranqueados junto com os demais animais no Sumário.
Serviço
20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP)
O tradicional evento contará com o lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Abril 2014.
Público-alvo: pecuaristas, pesquisadores, técnicos e empresas do setor.
Data: 25 de abril
Local: Hotel Ibis de Ribeirão Preto/SP, Av. Braz Olaia Acosta, 691, Torre A, Jardim Califórnia.
Informações: 55 16 3877-3260
www.ancp.org.br/seminario
Fonte: Pontual Comunicação