Seminário ANCP: Fernando Baldi apresentará desempenho de validação das DEPs genômicas
O 24º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que comemorará os 30 anos do Programa Nelore Brasil (PMGRN), da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), acontecerá no dia 11 de maio, a partir das 8h, no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Centro de Cana, em Ribeirão Preto (SP).
Durante o evento, Fernando Baldi, professor da Unesp de Jaboticabal e pesquisador associado da ANCP, apresentará os resultados do desempenho na validação da avaliação genômica do novo painel Clarifide 3.1, que resultou da calibragem do antigo painel Clarifide 2.0 com novas informações e a inclusão de novos marcadores no painel e atualização dos componentes de covariância entre as características com valores genético moleculares (MVP).
Na ocasião, também serão apresentados resultados preliminares da implementação do método do passo único BLUP genômico (ssGBLUP) utilizando os dados do Programa Nelore Brasil.
“O método ssGBLUP é uma abordagem alternativa desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Geórgia (EUA), para a implementação da avaliação genética, utilizando informações genômicas de uma forma mais simples e rápida. Nessa abordagem, as informações genômicas dos marcadores são utilizadas para a construção de uma matriz genômica de parentesco, que é combinada com a matriz de parentesco tradicional para a obtenção de uma nova matriz de parentesco, ajustada pela informação dos marcadores, que é utilizada nas avaliações genômicas”, explica o pesquisador.
Baldi destaca ainda que, atualmente, a ANCP, através do Programa Nelore Brasil, utiliza este método para a avaliação genômica da maciez da carne e características relacionadas com a eficiência alimentar (CAR e IMS). Este método, segundo ele, apresenta várias vantagens em relação ao método tradicional de dois passos com o uso do MVP.
“No Seminário, também serão apresentados alguns resultados da implementação e ajuste desta nova metodologia para a base de dados do Programa Nelore Brasil, uma vez que está previsto que, a partir de 2019, a ANCP utilize o método ssGBLUP para a realização das avaliações genética de todas suas características, como crescimento, reprodução e carcaça”, completa.
Para mais informações e inscrições: www.ancp.org.br/ancp30anos.