Série de visitas aos associados contribui para a atuação da ANCP
A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) encerrou a série de visitas às fazendas associadas que foram planejadas para o segundo semestre de 2014. Entre os meses de junho e a primeira quinzena de outubro, a Associação percorreu cidades como Barra do Garças/SP, Paulínia/SP, Cáceres/MT e também esteve na Bolívia. A iniciativa, que começou com mais intensidade em fevereiro deste ano, busca principalmente fomentar o relacionamento entre ANCP e associado.
Neste semestre, a ANCP teve contato com Fazenda Santa Inês, Fazenda Jacamim e Agro Maripá, situadas no Norte do Mato Grosso; Vera Cruz, Carpa Serrana, Nelore Jandaia e Fazenda Fortaleza, instaladas na região da Barra do Garças, no Mato Grosso; Agro Andorinha e Nelore Mocho CV, em São Paulo e Nelore Grendene, Fazenda Batuque, Camparino e Rancho T, em Cáceres, no Mato Grosso.
Mesmo consolidada no setor mundial da pecuária em razão dos serviços e tecnologias que apresenta, a ANCP recorre a distintas possibilidades para surpreender o público. Além de contar com uma equipe renomada, promover pesquisas e participar de eventos importantes do melhoramento genético, a entidade prioriza principalmente as sugestões de seus associados – essa foi uma das razões que motivou a Associação intensificar as visitas.
Nos encontros, a entidade conheceu melhor cada fazenda, a aplicabilidade do programa da ANCP e as dificuldades dos associados. “Ao longo das visitas, primeiro observei, que é uma oportunidade de conhecer mais de perto os excelentes trabalhos de seleção que esses criadores estão realizando com auxílio das ferramentas da ANCP. Segundo, percebi que eles se sentem mais à vontade para sugerir melhorias para a Associação, pois estão em seu ambiente e nós somos os visitantes dispostos a ouvi-los”, aponta a zootecnista Juliana Leite, gerente técnica da ANCP, sobre as vantagens das visitas.
A ANCP define a visita como uma ação adicional que influencia diretamente na sua atuação. “Essa aproximação é mais uma maneira que encontramos de fazer um contato direto entre fazendas e a diretoria da ANCP. Queremos escutar o criador e trazê-lo para perto da Associação. Além disso, pudemos conhecer as dificuldades do seu dia-a-dia e perceber ações que a Associação pode fazer para tornar o programa ainda mais proveitoso para o associado”, conta a gerente.
Para 2015, a entidade prevê continuar o projeto. “A experiência foi muito positiva. Então provavelmente terá continuidade em 2015. Os planejamentos irão começar em novembro”, relata Juliana.
Primeiro semestre
De fevereiro a primeira quinzena de maio, deste ano, foram visitadas cerca de 10 fazendas, localizadas em Estados como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Foram elas: Terra Boa, Bela Alvorada e Bonsucesso, situadas em Guararapes; Genética Aditiva, Estância IPB e Quilombo, instaladas em Campo Grande; Mundo Novo, em Uberaba; Crioula – Nelore CEN, em Valparaíso; Katayama, em Água Clara; HoRa Agronegócios, em Brasilândia e Fazenda Nelore Jandaia, em Gaúcha do Norte/MT.
Fonte: Pontual Comunicação