Tempo de CEIP: credenciamento deve ser realizado até maio para resultados em julho/agosto
O criador interessado em obter a certificação CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), conquistando, com isso, maior valorização ao seu rebanho, deve ficar atento ao processo de credenciamento junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Para participar da próxima safra a receber o CEIP na avaliação julho/agosto deste ano de 2014, é preciso promover o credenciamento junto ao Ministério até maio.
O certificado se destaca por permitira os criatórios a certeza de propiciar ao mercado (clientes/ produtores/colaboradores) animais de ponta, capazes de contribuir com o melhoramento genético dos plantéis, gerando ganhos reais de produtividade.
Gerente técnica da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), Juliana Leite destaca que o CEIP é de especial importância tanto para o gado PO (Puro de Origem), quanto para animais LA (Livro Aberto) e CL (Cara Limpa). “A certificação proporciona um posicionamento diferenciado deste tipo de produtono mercado, já que os animais contam com mais uma certificação de qualidade, de reconhecimento nacional, entre outros benefícios”, frisa a profissional.
O CEIP assegura a procedência, produtividade e potencial genético do animal, garantindo os números referentes às suas principais características de desempenho. O Certificado Especial de Identificação e Produção é emitido para machos e fêmeas, participantes de programas de melhoramento genético, que possuem capacidade comprovada para aumentar a produtividade dos rebanhos brasileiros.
Vale destacar que o CEIPconfere isenção de ICMS para animais que não são PO e também possibilita o ingresso do animal em centrais de inseminação artificial para coleta e comercialização de sêmen.
A ANCP é delegada pelo MAPA e fornece o CEIP desde 1997 às fazendas associadas da raça Nelore que são credenciadas junto ao MAPA. A emissão é conferida aos 25,5% melhores animais para MGT (Mérito Genético Total) de cada safra, participantes do Nelore Brasil, proporcionando maior confiança ao pecuarista que irá utilizar essa genética.
O criador interessado em credenciar sua fazenda junto ao MAPA deve procurar a ANCP para obter as orientações sobre o processo e o formulário necessário para o credenciamento.
Fonte: Pontual Comunicação